A terra mais pobre!

A terra hoje perdeu um grande ser humano, e a comunidade das artes ficou mais pobre!

Odila Mestriner deixou esta terra. Minha esperança é que exista o “outro lado”, e lá ela poderá continuar no seu caminho, agora ao lado de seus mestres Domenico Lazarini e Bassano Vacarini, e seus inspiradores, que guiaram sua trajetória, na sua carreira . Picasso, Gauguin, e muitos outros gênios como ela.

 

Minha iniciação, na cultura, muito jovem, com toda certeza devo a ela, seu exemplo, sua garra, sua gana de viver e trilhar o seu caminho nas artes da pintura, da gravura, e ganhar por merecimento, todos méritos que acumulou em sua carreira, muito produtiva, apesar de suas limitações manuais. Nunca fui de escrever cartas, e a primeira que escrevi,foi para a Odila para testemunhar minha admiração, principalmente como ser humano. Ela estava com seus 18 anos, e eu com seis anos menos. Foi também nessa época que tive meu primeiro contacto com a realidade cruel. Foram gritos e lamentos doridos, como jamais ouvi depois. Era a manifestação da doença que a marcou para o resto de sua vida, principalmente nas mãos, que mesmo assim não a impediram de exercer sua arte com rara eficiência. Não descubro agora, porque naquele momento eu estava em sua casa , na varanda, ouvindo através das paredes aqueles lamentos que me pareceram totalmente sem sentido, como vim a sentir ao longo da vida.Mas isso não lhe tirou nenhum pouco da vontade de ser uma artista, ou pelo contrário, foi isso que norteou toda sua carreira futura. De muita fibra superou barreiras, preconceitos e milhares de dificuldades, para atingir seu alvo, quando descobriu que seu objetivo aqui deveria ser a dedicação e amor às artes, principalmente o desenho e a pintura. E ao longo de suas realizações, premiações e reconhecimento da comunidade, se projetou como uma das grandes personagens das artes. Por isso tenho certeza que a partir de hoje a terra está mais pobre e mais triste.

 

 

 

 

Para conhecer mais sobre a biografia e a carreira de Odila Mestriner, acesse o link abaixo:

 

 

 

Deixe uma resposta

